KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.
Trata-se de uma técnica muito utilizada por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita que comuniquem o desenvolvimento da empresa aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.
Por meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores.
Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.
Com essas informações, os gestores também se baseiam para analisar e decidir sobre uma mudança de atuação, caso os números apontem para um cenário abaixo do esperado.
A mensuração de resultados é extremamente importante para qualquer empresa, portanto a utilização de ferramentas eficientes para essa finalidade é sempre bem-vinda.
Nesse caso, os KPIs são utilizados como indicadores de desempenho de cada uma dessas metas, e permitem um acompanhamento imediato no decorrer das ações. Eles fornecem informações que facilitam a compreensão do andamento da campanhas por exemplo.
Quando bem relacionados aos objetivos da empresa, ele poderá apontar inclusive aonde há falha de execução ou abordagem.
É importante ressaltar que existe uma pequena diferença entre o KPI e as métricas, já que os dois são indicadores. As métricas apontam para um número bruto, por exemplo, quantidade de visitantes, taxa de rejeição e origem do tráfego.
Já com um KPI, são informados os resultados que surgem a partir das métricas, pois ele demonstra se determinada meta de conversão foi atingida ou não.